Um

Os “Borracheiros”

O “Borracheiro”- literalmente denominaria a pessoa que trabalha com borracha - mas  no contexto do Vinho Madeira é a pessoa que transporta o “borracho”, ou seja, um saco feito de pele de cabra onde se transporta do vinho novo ou mosto, isto é , o líquido acabado de extrair das uvas; uma cena já pouco vista, mas que noutros tempos era muito vulgar na época das vindimas. Os borracheiros vinham das partes mais remotas da Ilha transportando estes sacos às costas, alguns pesando até setenta quilos..

O “Borraacheiro” era uma figura muito vista na época das vindimas.

As origens deste método invulgar de transportar vinho das vilas mais afastadas e de  difícil acesso é atribuido aos escravos mouros que usavam este método nos primeiros anos da colonização da Madeira. Estes escravos foram trazidos do Norte de África e é um método de transporte ainda utilizado pelos habitantes desta parte do Mundo.  O acto de carregar o vinho era uma tarefa que  cabia a um grupo de pessoas.

Os carregadores dos

Borracheiros de Câmara de Lobos, no sul da Ilha, chegam às instalações da firma Henriques & Henriques. Por volta de 1935.

Hoje em dia os

Os “Borracheiros” são uma alegoria muito usada nas festas das  vindimas

Estes  carregadores caminhavm numa fila única, andando ao  longo de veredas estreitas e por vezes  íngremes, percorrendo disância de cerca de 20 quilómetros para chegar às adegas  onde o mosto seria despejado nos grandes barris  para o processo de maturação.

Uma caminhada longa e difícil em  fila indiana.

Os “borracheiros” iam em fila indiana percorrendo longas distâncias, às vezes 20 quilómetros,  para entregar o seus “borrachos”. Hoje em  dia, o “borracheiro” limita-se a aparecer nas festas  populares ou recriando momentos de história da Madeira. Agora é utilizado o transporte automóvel para levar as uvas e o mosto até aos grandes produtores.

“Borracheiros”

 

Os Tanoeiros

A magia das estufas

O envelhecimento

Produtores de vinho

Volte ao topo

Produção

Tempo de vindimar

O Lagar

Página Príncipal

Picture

Copyright 1997 Bjelkaroy & Barbosa, Design by Limbo